segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Um Pouco de hisTÓRIA




Um Pouco de HisTÓRIA

Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena, esposa do rei Menelau de Esparta, por Páris, filho do rei Príamo da cidade de Tróia. Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, mas acabou se apaixonando por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exército rumo à Tróia.

A Guerra em TRÓIA

O cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos, e só terminou após a execução do grande plano dos gregos. A idéia foi a de presentear os troianos com um grande cavalo de madeira, fazendo assim o inimigo pensar que eles haviam desistido da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram que o enorme presente fosse conduzido para dentro de seus muros intransponíveis. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram surpreendidos pelos soldados gregos que estavam escondidos dentro do cavalo atacando Tróia até sua destruição.

Mito ou Verdade?

Não há muita clareza sobre os fatos ocorridos nesse período. Uma das fontes que chegaram até nós são os poemas épicos de Homero: a Ilíada e a Odisséia, que foram escritos mais de 400 anos depois dos combates, baseando-se em relatos orais e limitando-se a narrar apenas 50 dias dos dez anos do conflito.

2 comentários: